AZDIGITAL: Philips abandonará fabricação de TVs por competição asiática

COMUNIDADE DO WHATSAPP

GRUPO DO TELEGRAN

FANPAGE

H 8

UNITV

H 7

BRATV

UNITV S1

H STICK

H CAST

IPTV 1

IPTV 2

IPTV 3

IPTV 4

RECEBA ATUALIZAÇÕES POR EMAIL

RECEBA ATUALIZAÇÕES POR EMAIL:

EQUIPE / AZDIGITALTV.COM

Philips abandonará fabricação de TVs por competição asiática

13:59:00 | ,


Philips abandonará fabricação de TVs por competição asiática



A gigante holandesa de eletrônica Philips, última grande empresa europeia fabricante de televisores, anunciou nesta segunda-feira que abandonará a atividade, em consequência da competição feroz das concorrentes asiáticas.

"Os concorrentes vendem a preço de saldo seus televisores e destruíram por completo o mercado", explica à AFP Sjoerd Ummels, analista da ING.

O grupo holandês enfrenta a japonesa Sony e, sobretudo, as sul-coreanas Samsung Electronics e LG Electronics, que reduziram os preços de seus aparelhos graças a um modelo de produção de alto rendimento, beneficiado por uma moeda nacional debilitada.

"Nos últimos 10 anos, a Philips perdeu uma importante parcela de mercado, passando de mais de 10% a entre 5 e 6%", destaca o analista de ING.

A venda de TVs Philips, fabricadas no Brasil, Argentina e Hungria, representavam em 2005 um total de 25% do volume de negócios do grupo, contra apenas 13% em 2010.

"Encontrar uma solução para nosso setor de aparelhos de televisão era nossa prioridade absoluta", declarou o diretor executivo da Philips, Frans van Houten, ao apresentar os resultados do primeiro trimestre, no qual esta atividade registrou uma perda operacional de 106 milhões de euros.

O lucro líquido do grupo caiu 31,3% no primeiro trimestre, a 138 milhões de euros, abaixo das expectativas dos analistas consultados pela agência Dow Jones Newswires (152 milhões).

Fundado em 1891, o grupo holandês fabricou em 1950 seus primeiros televisores em preto e branco, destinados ao mercado nacional. A produção de TVs em cores começou em 1962.

HONG KONG

A atividade de produção de aparelhos de televisão passar a partir do fim de 2011 a uma coempresa, na qual a Philips conservará participação da 30%. A parte restante será vendida à TPV Technology, especializada em telas de LCD e computadores com sede em Hong Kong.

O preço de venda dos 70% será calculado em função do resultado operacional anual médio do setor em um período de pelo menos três anos a partir de 2012.

"Em outras palavras, a Philips só receberá dinheiro por esta participação se o setor de atividade registrar lucro", explicou à AFP Joost Akkermans, porta-voz do grupo.

As televisões produzidas pela coempresa usarão a marca "Philips" durante pelo menos cinco anos, em troca do pagamento de royalties.

A coempresa não poderá vender aparelhos na China, Índia, Estados Unidos, Canadá, México e alguns países da América do Sul que o grupo não quis revelar, já que fechou acordos que permitem a outros fabricantes utilizar a marca "Philips".

O grupo holandês, que tem 117.000 funcionários, dos quais 3.500 no setor de TVs, foi por muito tempo especializado na produção de aparelhos de televisão e pequenos eletrodomésticos. Mas há 10 anos, o grupo passou a desenvolver aparelhos médicos, como máquinas para ressonâncias magnéticas, e sistemas de iluminação.

"Devemos levar nossa atividade de material médico ao topo do mercado e manter a liderança na divisão de sistemas de iluminação", destacou van Houten, que acredita que "é preciso fazer muito para liberar todo o potencial da Philips".

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/90 ... tica.shtml

0 comentários:

Postar um comentário