COMUNIDADE DO WHATSAPP

GRUPO DO TELEGRAN

FANPAGE

H 8

UNITV

H 7

BRATV

UNITV S1

H STICK

H CAST

IPTV 1

IPTV 2

IPTV 3

IPTV 4

RECEBA ATUALIZAÇÕES POR EMAIL

RECEBA ATUALIZAÇÕES POR EMAIL:

EQUIPE / AZDIGITALTV.COM

Cobertura da TV digital no Brasil: um panorama atual

02:35:00 |


Cobertura da TV digital no Brasil: um panorama atual
Quase metade dos telespectadores de TV aberta recebe a transmissão via satélite. São 25 milhões de antenas parabólicas em funcionamento
Na maior parte das grandes cidades brasileiras, a TV digital já está presente. E, com uma antena UHF  comum e um conversor, você consegue assistir às imagens em alta definição. 

Mas onde este sinal digital ainda não existe ou é fraco demais, predominam as antenas parabólicas, que desde 2007, também podem receber sinal digital e até em alta definição.

"O crescimento do número de receptores comprados no Brasil pela população é muito grande, todo mundo está buscando qualidade cada vez melhor. E você que está em uma cidade que ainda não tem sinal digital, consegue assistir canal HD na sua casa com um receptor e uma parabólica", explica Kalled Adid, superintendente de operações da Rede TV!.

O número chama atenção. No Brasil, quase metade dos telespectadores da TV aberta recebe a transmissão via satélite. Segundo o Ministério das Comunicações, são 25 milhões de antenas parabólicas em funcionamento no país.

Para receber a TV digital via satélite, além da antena parabólica, o usuário precisa adquirir um receptor de satélite específico. Várias empresas fabricam o produto no Brasil e alguns recebem até programação em 3D.

"As antenas apontadas para o satélite utilizam do mesmo sistema para captar os sinais digitais dele. Então, você não precisa trocar a antena, porque você aproveita todo o sistema que já está instalado", conta Nicolas Blatt, diretor de novos negócios/Elsys.

Graças às parabólicas, em qualquer lugar do Brasil você pode ter acesso a imagens em alta definição, sem ter que pagar uma assinatura por isso.

"A mesma qualidade que você recebe no terrestre em São Paulo, você recebe em qualquer cidade brasileira", conta Kalled. 
Aqui, vale o reforço: para ter acesso ao sinal digital via parabólica, tudo que você precisa é um conversor. E ele não precisa fazer nada mais que isso. Outros recursos, como receptores digitais com GPS, por exemplo, até podem parecer um avanço tecnológico,  mas não são necessariamente uma boa saída. Acontece que o GPS no conversor pode ser usado pelas emissoras para controlar a programação que você vai receber, inclusive restringindo algumas coisas. Não caia nessa.

Um último detalhe que vale lembrar: sinal digital não é sinônimo de TV em alta definição. Você pode receber um sinal digital que carregue imagens em definição padrão. Ou seja: são duas coisas diferentes! 

0 comentários:

Postar um comentário