Dispositivo cuja função é transformar energia eletromagnética guiada pela linha de transmissão em energia eletromagnética irradiada, pode-se também dizer que esta lei serve também no sentido inverso, isto é, transformar energia eletromagnética irradiada em energia eletromagnética guiada para a linha de transmissão. Portanto, sua função é primordial em qualquer comunicação onde exista radiofrequência. A relação entre as potências de emissão e recepção é proporcional


As condições ideias quase nunca são alcançadas em condições terrestres ordinárias, devido a obstrucções, reflecções em edifícios e, ainda mais importante, devido a reflecções na terra. Uma situação onde a fórmula é razoavelmente eficiente é em comunicações por satélite, onde a absorção atmosférica é desprezável.

É comum observarmos no alto de residências e edifícios as Antenas Parabólicas, que captam ondas eletromagnéticas que são enviadas por satélites em órbita ao redor da terra.
Isto somente é possível devido à propriedade da parábola de refletir o conjunto de raios recebidos em um único ponto (o foco da parábola). Neste ponto encontra-se posicionado o receptor de ondas, que enviará o sinal recebido para um conversor que as decodificará e enviará para o receptor de televisão. Os aparelhos de radar operam de forma semelhante às antenas parabólicas, recebendo o eco de pulsos eletromagnéticos.

[Distancia Focal = D*D/(16*d)

Onde D = Diâmetro - d = Profundidade

Antena Ku
60/70/90cm algumas de 1.20m até maiores.
chapa / fibra

LNB Ku c/ 8 saídas



LNB Ku c/ 4 saídas



LNB Ku c/ 2 saídas



LNB Ku c/ 1 saída



Antena Banda C
1.50m sendo algumas 3.60m.
tela / fibra / chapa





adaptação de um Lnb Ku em uma antena Banda C




Uma opção para antenas teladas (Kit Carona)
antenas teladas não usar muitos LNBs banda c e ku