COMUNIDADE DO WHATSAPP

GRUPO DO TELEGRAN

FANPAGE

H 8

UNITV

H 7

BRATV

UNITV S1

H STICK

H CAST

IPTV 1

IPTV 2

IPTV 3

IPTV 4

RECEBA ATUALIZAÇÕES POR EMAIL

RECEBA ATUALIZAÇÕES POR EMAIL:

EQUIPE / AZDIGITALTV.COM

entenda um pouco mais sobre Resoluções: 720p / 1080i / 1080p

23:09:00 |

Pessoal,

Tenho lido algumas informações equivocadas aqui sobre resoluções, então como essa é minha área e meu ganha pão resolvi postar um guia rápido.

Hoje temos, em TV, conteúdo HD gerado em APENAS duas resoluções: 720p e 1080i.

720p significa 1280x720 pixels, captados de forma progressiva, ou seja, cada quadro (foto) que compõe o vídeo é captado de uma única vez, progressivamente da primeira linha até a última.

1080i significa 1920x1080 pixels, captados de forma entrelaçada, que é uma herança das TVs analógicas ainda usada, onde reduz-se a banda necessária pela metade, pois cada quadro (foto) que compõe o vídeo é captado com metade da resolução, sendo um quadro completo formado por dois quadros sucessivos, um só com as linhas pares e outro só com as linhas ímpares. Para imagens sem grande movimento isso não é problema, mas para imagens rápidas pode ocorrer um deslocamento entre a captura das linhas pares e ímpares, e aí a imagem dá uma espécie de borrada, mas não é comum você perceber isso.

Falando sobre as TVs: Hoje, TODA TV LCD, Led ou plasma só exibe em modo progressivo (P). O que ela faz quando recebe um vídeo 1080i é aguardar a chegada dos dois quadros (linhas pares e ímpares) que compõe o frame de vídeo e então mostra-os de uma vez, na forma de uma imagem progressiva. Já notaram o delay entre uma TV dessas e uma de tubo? Parte dele é culpa disso, o resto é culpa da resposta da tela e do processamento envolvido.

Falando sobre receptores satelitais: Quando você coloca um receptor para gerar vídeo em 1080p , na maioria das vezes você estará PIORANDO a qualidade da imagem. Mas porque? Simples: Se nesse momento o receptor estiver recebendo um canal HD em 720p (a grande maioria dos "importados" chega assim) seu receptor irá fazer um trabalho pesado de interpolação de vídeo, pois 720p tem aproximadamente 1 megapixel e 1080p tem o dobro. Sabemos que a CPU dos receptores não é nenhum mega processador, logo a conversão será feita usando algoritmos de baixa eficiência e existirá uma perda considerável de qualidade, principalmente em cenas rápidas.

Os canais brasileiros em HD obedecem à norma nacional e são transmitidos em 1080i. Para o seu receptor, converter de 1080i para 1080p não é nenhuma grande dificuldade, mas certamente sua TV o fará de forma mais eficiente, pois como disse acima, ela TERÁ que fazer isso. Logo não é vantagem nenhuma colocar o receptor para cuspir vídeo em 1080p.

Na minha humilde opinião, a melhor solução é deixar o receptor em 1080i, se sua TV for FULL HD. Com isso você assiste aos canais nacionais em resolução nativa (sem conversões intermediárias) e dá um pequeno trabalho ao seu receptor nos canais 720p (HD). Se sua TV não é FULL HD, vale um teste com o receptor em 1080i ou 720p, mas lembre-se que em 1080i , ao receber um canal 720p seu receptor estará up-convertendo para 1080i e logo depois sua TV estará downconvetendo para 720p outra vez, ou seja, tudo pra gerar imagem pior.

O conceito básico por trás disso tudo é: Não existe ganho considerável em aumentar resolução de imagem por interpolação. O que importa é a qualidade na GERAÇÃO da imagem, portanto não se iludam, se você pegar um canal que nem HD é e converter para 1080p vai ficar PIOR do que numa TV de tubo.

E o 1080p? Esse é um padrão pouco usado em TV ainda devido à enorme necessidade de banda e por só gerar ganhos em cenas rápidas. Para cinema, Blu-Rays etc é bem difundido.

creditos totais ao :mwar      e agradecimentos aos amigos do forum az-br.com

0 comentários:

Postar um comentário