AZDIGITAL: O que é CS, IKS, SKS, Xzlink, Smart, Dongle?

COMUNIDADE DO WHATSAPP

GRUPO DO TELEGRAN

FANPAGE

H 8

UNITV

H 7

BRATV

UNITV S1

H STICK

H CAST

IPTV 1

IPTV 2

IPTV 3

IPTV 4

RECEBA ATUALIZAÇÕES POR EMAIL

RECEBA ATUALIZAÇÕES POR EMAIL:

EQUIPE / AZDIGITALTV.COM

O que é CS, IKS, SKS, Xzlink, Smart, Dongle?

19:00:00 | , , , , ,

O que é CS, IKS, SKS, Xzlink, Smart, Dongle?

Vamos explicar alguns conceitos/alternativas:(continue lendo)



Satellite Keys Sharing(SKS):É um sistema de compartilhamento de chaves via satélite, com o auxílio de outra antena apontada para outro satélite. Ainda não há cobrança pelo serviço e a lista de canais ainda é pequena.

SKS (Satellite Keys Sharing) Uma opção sem custos futuros...

Sem a necessidade de usar a Internet, usando um sistema denominado como SKS (Satelitte Key Sharing), compartilhamento de chaves via satélite, os receptores de televisão digital das marcas Azbox e Azamérica continuam a abrir o sinal das operadoras de tv por assinatura Sky e Via Embratel, através de um aparelho denominado Azbox Smart DVBS e duas antenas Banda Ku apontadas para os Satélites Sky e/ou Via Embratel. O custo é mais alto porém não envolve uso de internet interligada aos aparelhos.





Apesar de o custo total da brincadeira chegar a ser igual e até maior que o custo da assinatura de um ano de uma das operadoras citadas, já que os usuários que optaram por tal sistema tem que comprar duas antenas offset com seus respectivos componentes e mais o aparelho Azbox Smart, além de haver grande dificuldade dos “operadores” de tal sistema em liberar poucos canais da grade oficial da operadoras para uso, com travamentos de imagem e outros aborrecimentos; muitos ainda insistem em continuar em tal empreitada e instalar o conjunto receptor, antenas mais smart em suas casas.
A dúvida neste caso é saber se as operadoras de tv por assinatura conseguirão uma ação de combate a esta ameaça em seu mercado, assim como conseguiu recentemente a operadora Telefônica TV Digital.
O certo é que as duas marcas de receptores digitais que dominam o mercado nacional, Azbox e Azamérica, tem se aproveitado desta tecnologia alternativa para sobreviver a alavancar a venda de receptores no mercado latino americano.

Abaixo segue um tutorial para os instaladores e amantes de plantão:

Tutorial para uso do Smart AzBox nos AzAmerica S8xx com serial:



Equipamentos necessários e apontamento satelital:

1 – 2 antenas com disco mínimo 60cm( dependendo da região pode haver a necessidade de ser maior) – O uso das 2 antenas é obrigatório.

2 – Uma das antenas será apontada para o INTELSAT11 43W – através desta antena você terá acesso ao sinal da operadora Sky – esta antena será ligada diretamente aos AzAmerica S8xx na entrada LNB.

3 – A outra antena será apontada para o TELSTAR12 15 W – através desta antena você terá acesso as keys que irão liberar o sinal. – está antena será ligada no AzBox Smart – que por sua vez será ligado na serial dos AzAmerica S8xx.


Preparando o receptor AzAmerica S8xx:

1 - Baixe a Atualização do dia 27/06/2010 disponibilizada no site de download da marca e faça a atualização por Alcood+ botler;

2 – Após a Atualização vá no menu/configurações/outros – DIGITE A SENHA8888 – vai abrir uma nova janela, deixe selecionado Y4Y6. ok/ exit

3 – Está pronto, agora siga os passos do Smart DVBS comuns aos aparelhos Azbox:

Apartir daqui a configuração é a mesma para receptores AzBox:
Preparando o AzBox Smart DVBS:

1 - Faça o download do "cleaner" [CLEANER PARA EMPEZAR DE 0] – é obrigatório fazer o cleaner antes de qualquer coisa, senão pode haver travamento.

2 - Conecte o AzBoz Smart DVBS ao cabo RS232 no Computador – ele deve estar DESLIGADO da corrente elétrica.

3 - START - conecte o AzBox Smart na energia elétrica. Concluído, desligue o aparelho da energia.

4 - Faça o download do "firmware", 01-07-2010 SMART DONGLE". Conecte novamente o AzBox Smart ao cabo RS232 no Computador

5 - Abra o DO-UP_ZULLU.exe e siga até o fim da atualização.

6 - Feito isso conecte o seu Smart à uma TV para você configurá-lo:


7 - Vá no menu/Opções/ Protocol "Twin"/Sat "other". ok/exit

8 – Está pronto, agora siga os passos para conecções

Conecções:

1 – Conecte ao AzBox Smart DVBS ao cabo da antena que vem do Telstar12 15W.

2 – Conecte ao AzAmerica S8xx ao cabo da antena que vem do Intelsat11 43W e conecte o mesmo a televisão.

3 - Conecte seu AzBox Smart DVBS na serial do seu AzAmerica S8xx.

4 – Pronto agora é só usar.



Observação: Você deve fazer as conecções com os aparelhos desligados. Talvez possa haver travamento inicial. Não se preocupe desligue e ligue uma ou duas vezes e tudo okey.

Confira o funcionamento assistindo os vídeos abaixo:

Via Embratel no Azamérica com Smart DVBS:




Sky no Azamérica com Smart DVBS:

 
Vale lembrar que não vendemos smart, dongles, microbox nem CS... Posto tais informações por acreditar que serão úteis a instaladores e satentusiastas...Card Sharing (CS): É um sistema de compartilhamento de cartões de acesso entre 2 ou mais pessoas. Uma das pessoas paga por uma assinatura normal de qualquer operadora de TV e compartilha este cartão com outras pessoas, pela internet.

Internet Keys Sharing(IKS): É a mesma coisa que CS.

Opção para decodificação Nagra 3 para receptores Goldbox, Azamérica, Probox, Prosat e Lexuzbox(Atualizada em 09/06/2010):

São encontrados no mercado alguns adaptadores que se utilizam de uma conexão á internet e o receptor para canais FTA que conseguem decodificar os códigos e, assim, desbloquear canais de TV por assinatura: São os chamados DONGLE.

Estes Dongle são instalados via RS232 de seus boxes Goldbox, Azamérica, Probox, Prosat e Lexuzbox respectivamente.(Ainda não temos notícia de outros para marcas comercializadas no Brasil como SuperBox, MegaBox e outros) Paciência...
Este equipamento conta com uma entrada RJ45, que deverá ser conectada a sua rede Ethernet e usará do sistema IKS onde seu IP não será mostrado.
O uso da internet não passa de 8Kbps, não perceptível no seu uso diário. O funcionamento vai requerer internet quer seja ela Discada, Rádio, Banda Larga ou até 3G( Visto que o aparelho se utiliza da net apenas para receber as chaves TP). O Fato é que tem de ser uma net estável, por isso optaram em dizer ao menos 300Kbps para não ocorrer lags(travadinhas).
Vc tem duas opções pra usar:
-Um modem 3G com o Dongle: o sinal entra via usb(mini modem) no pc/notebook, então deve-se compartilhar usando a porta ethernet do pc/notebook, onde pode-se tambem ser roteado ou simplesmente enviar direto via cabo ao dongle, a diferença neste caso é que o pc/notebook deve permanecer ligado para que alimente o sinal da internet no dongle.
-Outra alternativa mas com um certo custo é adquirir um roteador compatível com entrada de sinal via usb.
Você poderá conferir o funcionamento apartir do seguinte vídeo:



Satélites confirmados até o momento: Todos com codificação Nagra 3.
 
 


 
Conforme informações retiradas no fórum da GoldBox tenho os seguintes dados: 
 
Previsão do Dongle no mercado : Apartir do dia 21/06/2010.
Compatibilidade: Goldbox GD5000 e GD7000
Necessidade: Internet com um Roteador e uma nova firmware.
Preço: Na Sta. Ifigênia entre R$ 300 e R$ 600.
Instalação: Consulte seu antenista.
Onde adquirir: nas Principais lojas onde adquiriu seus aparelhos.
Firmware: Estará disponivel no forum a partir do Dia: 21/06/2010
Tutorias: Estará disponivel no forum a partir do Dia: 21/06/2010

Obs.: Estão estudando possibilidades de algum outro no mercado ser compatível.







                                                     Adaptador Dongle p/ Prosat e Probox


Estes equipamentos estão em via de testes, e ainda não são conhecidas todas as suas limitações e usos, por isso, não nos responsabilizamos por eventuais problemas de instalação e funcionamento...visto que o interesse deste blog é de levar ao leitor informações e novidades referentes a temas ligados a tv e tecnologia.
Todos os Links postados foram encontrados em busca no Google e Mercado Livre para que sejam conhecidas as diversas formas de utilização e os preços médios dos equipamentos. Não comercializamos tais equipamentos e reservamo-nos o direito de imprensa ao postar tais informações. Obrigado.
A vantagem deste sistema (CS/IKS) é que é possível pegar sinais de vários satélites, como o Telstar 12 e Star One C2.
No entanto, é necessário que se faça um pagamento à pessoa que detém a assinatura do pacote, pois ela tem seus custos. Estes pagamentos deverão ser mensais e adiantados. E também poderá ser necessário o reapontamento da antena para o satélite desejado.
Então, se seu deco já tem saída para internet, basta encontrar um servidor de CS e acertar os detalhes com ele: Preço (tipicamente entre 30 e 40 reais), dias de teste (se ele não oferecer é golpe), canais disponíveis, configuração do decodificador e detalhes do apontamento da antena, conforme a operadora que se opte.

Lembramos que oferta e solicitação de CS aqui no blog serão excluídos. Trata-se de Pirataria!!!

Para CS é aconselhável ter um ADSL de 256 kb/s pelo menos. Existe uma turma fazendo testes com internet discada, 3G e rádio. Pesquisem em fóruns específicos para seu receptor para saber mais a respeito. A internet deverá ficar ligada e acoplada ao decodificador/adaptador enquanto se assiste TV.

Mas... muitos decos não tem saída para internet. Para estes casos, existem algumas soluções disponíveis:

1 - Família Azamerica: Foi disponibilizado um adaptador (xzlink) que custa cerca de 65 dólares naquele país de língua Espanhola e preços baixos. Ele se parece com este aqui:
O CS para ele custa 10 reais por mês (sim, só isso!), através de um sistema de compra tipo cartão de celular pré-pago (os chamados XCodes). Quando se compra o adaptador, se recebe 4 meses de CS grátis. Então, é um bom negócio.

*Note que este adaptador só funciona com os Azamerica. Não há maneira de usar com outro.

2 - Família Azbox: Foi disponibilizado um adaptador (smart dvbs) que custa cerca de 110 dólares naquele mesmo país. Ele se parece com este aqui:




Este sistema é um pouco diferente... Em vez de acessar a internet para liberar os canais, o acesso é feito através de uma outra antena, apontada para outro satélite. Tem um custo inicial mais alto (devido ao próprio custo+nova antena+instalação) mas por enquanto, não está tendo custo mensal do CS. Não sabemos se a gratuidade irá permanecer.

*Note que este adaptador só funciona com os Azbox. Não há maneira de usar com outro.

3 - Família Probox: Foi disponibilizado um adaptador (dongle) que custa cerca de 100 dólares também naquele país. Ele se parece com este aqui:




Este sistema é semelhante ao do Azamerica, pela internet. No entanto não está sendo cobrado o CS e ninguém sabe se será cobrado e quanto. Mas... Não existem mais estes adaptadores nem este deco para vender no Paraguai etc...

*Note que este adaptador só funciona com os Probox e Prosat. Não há maneira de usar com outro.

4 - Outra alternativa: Comprar um decodificador que permita CS. Existem um modelo barato, na China, Mas... este produto pode ser taxado. Se for, prepare-se para pagar algo entre 60% e 100% de imposto. Outra coisa: Este deco não é fácil de configurar como um azamerica ou azbox. Prepare-se para estudar muito ou pagar um técnico.
5 - Outra alternativa: Comprar qualquer decodificador que tenha permita CS, aqui no Brasil.

6 - Outra alternativa: Assinar com uma operadora. É simples e você ganha o deco e a instalação e ainda tem suporte da Sky. Via Embratel, Oi  TV, DTHi, Telefônica, Net, Nossa Tv etc...

ATENÇÃO: EXISTEM N+1 GOLPISTAS OFERECENDO ESTES ADAPTADORES NO MERCADO LIVRE. QUASE TUDO É GOLPE. NÃO COMPRE SEM TER CERTEZA QUE É VENDEDOR CONFIÁVEL E SÓ COMPRE PELO MERCADO PAGO.

créditos: STAR SAT ANTENAS

1 comentários:

Alessandra disse...

Este trabalho, muito interessante, sou principiante, parece que já tem um tempo faz referencias a 2010.
Atualmente, o que mudou? embora me pareça que tem muitos conceitos básicos nessa engenharia, que devem estar valendo.
Mas o uso que se faz destes conceitos devem ter se aprimorado. Estou falando besteira?
Agradeço o que aprendi e o que puder contar de novidades, caso tenha.

Postar um comentário