AZDIGITAL: EQUIPAMENTOS USADOS PELAS OPERADORAS

COMUNIDADE DO WHATSAPP

GRUPO DO TELEGRAN

FANPAGE

H 8

UNITV

H 7

BRATV

UNITV S1

H STICK

H CAST

IPTV 1

IPTV 2

IPTV 3

IPTV 4

RECEBA ATUALIZAÇÕES POR EMAIL

RECEBA ATUALIZAÇÕES POR EMAIL:

EQUIPE / AZDIGITALTV.COM

EQUIPAMENTOS USADOS PELAS OPERADORAS

22:46:00 | ,

 QUAIS OS DECORDERS MAIS COMUNS USADOS PELAS OPERADORAS

DECODER HD VIA EMBRATEL*

O mercado de TV por assinatura nunca esteve tão em alta no País. Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), já são mais de 9 milhões de assinantes em todo o território brasileiro. Pelo menos, quatro grandes operadoras atuam nas principais praças oferecendo pacotes com centenas de canais, incluindo alguns de alta definição. Entre elas está a Via Embratel, que tem apenas dois anos de mercado e oferece serviço de TV por assinatura através da modalidade DTH (Direct-to-Home ou via satélite). Recentemente, a empresa anunciou o seu primeiro decoder HD com recurso de gravação digital, que nossa equipe testou com exclusividade.
DESCRIÇÃO
Quando o prestador de serviços da Via Embratel trouxe consigo o decoder HD não tivemos dúvida de que se tratava do menor à venda no mercado (veja ficha técnica). Apresentado num formato de cubo, a caixa compacta da Via Embratel ocupa pouco espaço no móvel. No painel, o nome da emissora sintonizada, data e hora são mostrados no visor; quatro teclas propiciam acesso às opções no menu, enquanto que um botão (mais ao canto) liga ou mantém o decoder em standby. Vale lembrar que, em geral, decoders de TV paga não trazem botão liga-desliga e a única forma de desligá-lo, caso não o utilize por um longo período, é desconectar seu cabo de força da tomada.
No lado direito do decoder encontramos o compartimento onde fica o cartão da operadora e um conector USB que, segundo consta no manual de instruções, terá utilidade somente no futuro. Na parte traseira: conexões HDMI, componente, digital de áudio coaxial, ethernet (por enquanto sem uso) e USB. Para a recepção do sinal das emissoras abertas da TV digital, a empresa adotou um módulo receptor à parte com desenho também em formato de cubo, mas sem teclas ou visor, para ser integrado ao decoder principal, por meio dessa porta USB traseira.
Com teclas iluminadas e grande facilidade de operar ambos os receptores no escuro, o controle remoto universal da Via Embratel tem capacidade de aprender comandos básicos (liga/desliga, volume e canais) de até três aparelhos, através da função Learning.
INSTALAÇÃO
Assim como ocorre com a maioria das operadoras de TV paga, o técnico prestador de serviço tem o dever de deixar tudo em pleno funcionamento para o consumidor. Isso, porém, não significa dizer que a instalação deve abranger receiver e sistemas mais avançados de áudio e vídeo. Neste caso, fica a cargo do cliente pagar à parte, caso este técnico entenda do assunto (o que nem sempre acontece), ou contratar um instalador especializado para interligar o decoder HD ao home theater.
O técnico da Via Embratel não perdeu tempo: em menos de duas horas, instalou a mini parabólica e uma antena UHF sobre o telhado, conduziu os cabos coaxiais (RF) até nossa sala de testes para, enfim, conectá-los ao decoder HD e ao receptor terrestre. Tivemos de aguardar a maior parte desse tempo para habilitar o sinal junto a operadora. Concluído o serviço de instalação, o técnico aproveitou para explicar as funções básicas do decoder.
Ao contrário dos decoders Sky e NET, que usam apenas um cabo RF com divisores, para exibir e gravar os canais de TV paga e aberta HD, o decoders da Via Embratel requer o uso de três cabos RF. São dois condutores para o decoder HD (sendo um destinado à gravação) e outro para o receptor terrestre, que podem não passar em dutos, obrigando o técnico a conduzi-los pela parte externa da residência, como em nosso caso. Além disso, a soma desses cabos com os demais fios USB e de energia que interligam o receptor terrestre ao decoder HD resulta numa aparência um pouco confusa na parte traseira dos aparelhos.
Os ajustes básicos do decoder consistem em formato de tela (16:9 ou 4:3), sistema de cor (NTSC ou PAL-M), resolução (480i até 1080i), sincronismo entre áudio e vídeo (delay entre 0 e 190ms), além de preferências no tempo de exibição do mini guia e transparência.
RECURSOS
Ao acessar o menu, é possível ir direto ao conteúdo transmitido por meio de gênero ou pelo GUIA DE PROGRAMAÇÃO, que mostra os programas a serem exibidos pelas emissoras nos próximos dias com informações detalhadas. O mecanismo de busca por programas a serem exibidos no futuro não é tão moderno, mas as teclas de atalho com avanço e retrocesso de 24 horas conseguem agilizar essa procura.
Ainda no GUIA DE PROGRAMAÇÃO, se há algum programa interessante, pressione REC para agendar ou OK no controle, a fim de ativar a função LEMBRETE. Assim, o decoder avisa com antecedência o início de um ou mais programas selecionados. Já o AUTO-SINTONIA permite ao decoders sintonizar automaticamente até seis programas antes de serem iniciados.
GRAVAÇÃO DIGITAL









O decoder HD Via Embratel conta com disco rígido de 500GB, sendo capaz de gravar até 100 horas da programação transmitida em alta definição ou 400 horas de conteúdos de resolução standard. Por conta disso, funcionalidades de PVR (personal video recorder) também podem ser executadas, como agendamento, pausa ao vivo e retrocesso da programação assistida (time shift), cujo tempo é limitado ao espaço disponível no disco rígido. Basta pressionar REC a qualquer hora para iniciar uma gravação fiel a reprodução original. Detalhe: não é possível gravar dois programas ao mesmo tempo. Mas dá para copiar para o disco rígido o conteúdo de uma emissora e assistir ao programa de outro canal.
O agendamento das gravações pode ser feito pelo GUIA DE PROGRAMAÇÃO. Entre as configurações, pode-se definir a frequência (diário, semanal, fim de semana, dias da semana), início e término de gravação. É possível organizar as gravações em pastas, definir censura e proteção. Enquanto verificávamos as informações descritas no menu, alguns ligeiros travamentos na imagem e falhas no áudio de um filme gravado (e ao usar a função Time Shift) foram percebidos, porém, não chegaram a comprometer nossa avaliação.
Com o conteúdo já gravado, é só seguir instruções na tela, pressionar teclas de atalho no controle e acessar a lista de programas da maneira mais conveniente. Pode-se apagar e alterar bloqueio das gravações e movê-las para outras pastas a serem renomeadas ou excluídas. E se o modo AUTO-APAGAR for selecionado, sempre que atingir o limite de armazenamento do disco rígido, conteúdos antigos e já vistos serão apagados em detrimento de novas gravações.
AVALIAÇÃO
O consumo médio de energia de ambos os receptores foi de 24W, um dos menores dentre os decoders com gravador digital, o que é ainda mais relevante para um aparelho que ficará horas ligado na tomada. Outro ponto favorável ao decoder HD Via Embratel é o seu funcionamento (ou inicialização) ágil após cessar a energia, a temperatura amena e o ruído interno quase imperceptível.
Embora saibamos dos problemas na imagem, ocasionados pela baixa resolução e excesso de compressão na maioria dos canais, sentimos falta de um melhor desempenho no processamento upconversion do decoder HD. Na parte de áudio, os filmes com trilha Dolby Digital 5.1 foram aproveitados no receiver por meio de conexão HDMI.
No pacote mais completo da operadora, vimos nove canais em HD e mais todos os abertos transmitidos pela TV digital, captados pelo receptor terrestre na capital paulista. As belas imagens dos documentários exibidos pelo canal Discovery HD Theater tiveram um nível de detalhamento impecável e conseguiu explorar com exatidão o brilho e o contraste devidamente calibrados de nosso TV de referência.
A variação de conteúdos exibidos por diferentes emissoras, algumas vezes, requer um ajuste fino no TV para controlar a saturação. Ao corrigir a tonalidade, fomos direto para o canal Telecine HD, que transmitia Transformers, e ficamos satisfeitos com a qualidade da reprodução em HD. A riqueza de tons no visual colorido de alguns veículos tornaram as imagens consideravelmente atraentes, e conseguiu prender definitivamente nossa atenção.
ATENÇÃO
A adesão ao decoder com gravador digital está sujeita à disponibilidade do sinal de alta definição da Via Embratel em sua cidade. A empresa já transmite os canais HD para todas as capitais brasileiras. Fazem parte do pacote Família HDTV da Via Embratel nove canais de alta definição: Globosat HD, Multishow HD, Telecine Premium HD, Telecine Pipoca HD, HBO HD, MAX HD, TNT HD, Discovery HD Theater, FOX / Nat Geo HD (com programação intercalada), além de todos os abertos transmitidos pela TV digital. Os novos decoders são oferecidos sem cobrança (em regime de comodato) ao consumidor que aderir a alguns dos planos HDTV. Para informações sobre canais e preços dos pacotes, acesse:www.viaembratel.com.br
FICHA TÉCNICA

Modelo: Decoder HD Via Embratel HDS7241/78
Disco rígido: 500GB
Conexões: HDMI, vídeo componente, vídeo composto, 2 RF, digital de áudio coaxial, duas estéreo analógicas
Outras conexões: 2 USB e RJ-45 (ethernet)
Dimensões (L/A/P): 23/6/20cm
Peso: 1,3kg
Garantia: permanente

DECODER SKY HDTV*



Com disco rígido de 500GB, este é um dos modelos de maior capacidade do mercado.
Até o momento, a operadora Sky é a única capaz de transmitir sua programação em quase 100% do território brasileiro, por meio de satélite, mini-antena parabólica e decoder. Essa característica faz da Sky a principal opção para quem reside em cidades longínquas dos grandes centros, onde não há sequer previsão da chegada da TV digital. Assim como o modelo da Net, o decoder da Sky (chamado de SKY HDTV) possui função PVR, porém, traz internamente um disco rígido de 500GB! Esse HD de alta capacidade (o maior do mercado) é extremamente necessário, uma vez que as gravações dos canais em alta definição ocupam grande espaço. Acompanhe agora o teste.
A instalação da mini-parabólica sobre o telhado e o cabo coaxial ao decoder durou quase uma hora. O uso de apenas um cabo RF representa um avanço em relação ao SKY+ (fora de linha), que exige dois condutores, sendo um para gravação. Em seguida, os técnicos da empresa precisaram de mais 30 minutos para habilitar o serviço e realizar os devidos testes no aparelho. Feito isso, eles se dispuseram a nos explicar o funcionamento do produto, mas recusamos na intenção de conhecermos sozinhos os recursos e, porque não dizer, os possíveis obstáculos proporcionados pelo SKY HDTV. Alguns dias depois da instalação, decidimos refazer algumas conexões e religar o decoder em nosso condicionador de energia Savage, mas ficamos surpresos pelo fato do aparelho ter demorado cinco minutos para voltar a funcionar.
DESCRIÇÃO
Após quase 10 horas de funcionamento, já tínhamos a sensação de que este é o melhor decoder já oferecido pela Sky. Mais adiante, vimos que não estávamos enganados. O produto apresenta um belo acabamento em black piano, que combina com a maioria dos TVs de plasma e LCD. E, ao contrário de outros decoders lançados pela empresa, este não esquenta demasiadamente e, tão pouco, apresenta ruído considerável dos ventiladores interno.
No painel frontal, há luzes indicativas de resolução, gravação e de status presentes no cursor, que podem ser sutilmente atenuadas ou desligadas no mesmo local. Na parte inferior do painel, duas pequenas portas revelam uma entrada USB e o cartão de acesso da operadora.
O painel traseiro traz todas as conexões necessárias para a instalação do novo decoder ao home theater. Entre as saídas, destaque para HDMI, vídeo componente, digitais óptica e coaxial e USB, que será utilizada para a ligação com um receptor de TV digital aberta, para a captação dos canais não disponíveis na grade da Sky. Este aparelho, segundo o fabricante, será lançado no segundo semestre e permitirá ao usuário utilizar as mesmas funções de PVR presentes no SKY HDTV. A presença de dois conectores RJ-45 ou ethernet também chamou a atenção. Mais tarde descobrimos que a ligação desses conectores a um roteador wireless possibilitará, em breve, ativar uma central de mídia no próprio decoder, para que este passe a gerenciar conteúdos de áudio, vídeo e foto presentes no PC.
O controle remoto universal do SKY HDTV possui um layout de teclas mais amigável do que as versões anteriores. A programação do acessório para comandar o TV foi feita em menos de dois minutos. No próprio menu do decoder é possível ver os códigos de qualquer TV, para serem inseridos no teclado do controle, dispensando o manual de instruções. Feita a programação, conseguimos ligar e desligar TV e decoder, ao mesmo tempo, com apenas uma tecla.
RECURSOS
Não tivemos problema para compreender o menu e os recursos do novo decoder. Todas as funções de PVR como gravação, pausa e retrocesso, de uma programação em tempo real foram mantidas. A tecla REPLAY é capaz de voltar alguns segundos na programação ao vivo. Conveniências como TARJA DE INFORMAÇÃO sobre o programa transmitido, além de GUIA e MINI GUIA DE PROGRAMAÇÃO foram aprimoradas.
No GUIA DE PROGRAMAÇÃO é possível ver sinopse, buscar programas transmitidos por categorias, como esportes, filmes (ação, aventura, drama, biografia…), data e horário. Enquanto tudo isso é feito, uma pequena janela exibe o programa do canal sintonizado. A opção de utilizar teclas coloridas para avançar e voltar 12hs facilita a procura por determinado programa. O SKY HDTV possibilita criar duas listas de canais favoritos e assistir as últimas emissoras sintonizadas.
Outra boa novidade foi a BUSCA DE PROGRAMAS, que permite localizar qualquer exibição transmitida pelas emissoras naquele momento. Bastou digitarmos em um teclado virtual o TÍTULO, PESSOA (sobrenome do ator ou diretor do filme), CANAL, PALAVRA CHAVE ou ir a BUSCAS RECENTES, para que pudéssemos encontrar, por exemplo, uma lista de filmes com o ator Nicolas Cage.
Em ambos os casos conseguimos agendar gravações, sendo que ao pressionar REC duas vezes podemos fazer gravações recorrentes, para gravar a temporada inteira de um seriado, sem correr o risco de perder um episódio. Assim como no SKY+ dá para gravar dois programas simultâneos. Ao selecionar o item GERENCIAR GRAVAÇÕES dá para ajustar a forma com que o aparelho irá gravar (uma vez, recorrente, dia horário e duração), e ainda definir uma margem de tempo antes e depois para o programa a ser gravado.
Após 15 dias com o SKY HDTV já tínhamos no disco rígido 42 programas com resolução HD e Standard. A procura por determinado programa gravado é feita por meio da tela MINHAS GRAVAÇÕES, que inclui as mesmas opções de procura rápida disponíveis no GUIA DE PROGRAMAÇÃO. É possível localizar facilmente as cenas preferidas dos conteúdos no disco rígido (pela tecla SKIP). Além disso, dá para marcar e selecionar trechos das gravações e utilizá-los como demonstração.
As opções de interatividade do SKY HDTV levam o entretenimento também para a internet. Uma vez cadastrado com login e senha no site da Sky, conseguimos agendar a gravação à distância de seriados transmitidos pelos canais HD e SD. O decoder da SKY oferece ainda identificador de chamadas, que deve ser utilizado junto com o mesmo serviço da operadora de telefonia, para mostrar na tela do TV quem está ligando naquele momento.
Em CONFIG E CONTROLE DOS PAIS encontram-se os ajustes de áudio (Dolby Digital), tela (16:9 e 4:3) e resolução, onde selecionamos todas (480i, 480p, 720p e 1080i) no intuito de saber a qualidade original do programa sintonizado. A maneira intuitiva na qual o decoder Sky disponibiliza as funções, acabou dispensando o auxílio do tópico AJUDA E FAQ, na área de ATENDIMENTO AO CLIENTE no menu. Esse tópico funciona como se fosse um manual de instruções, porém, muito mais fácil de encontrar qualquer informação.
AVALIAÇÃO
Acompanhamos todos os canais com resolução HD e vimos que a qualidade da imagem varia sensivelmente entre eles, sendo possível ter uma diferença até entre dois programas transmitidos em seqüência na mesma emissora. A resolução de 1080i tanto em Eu Sou a Lenda na HBO HD quanto em King Kong na TNT HD estava bastante satisfatória, e vimos cenas com grande nível de detalhamento. Assistimos ainda a semifinal entre L.A. Lakers e Denver Nuggets, na ESPN HD (720p), e a qualidade da alta definição quando comparada com a transmissão standard (480i) era surpreendente. Já um documentário sobre serpentes no Discovery HD Theater (1.080i) mostrou textura convincente, cores ricas, além de boa profundidade.
A maior parte da programação em HD, inclusive os documentários do Nat Geo Fox HD, está disponível com áudio Dolby Digital. O decoder SKY HDTV possui recurso upconversion, que conseguiu minimizar as imperfeições no contorno e melhorar consideravelmente a nitidez das imagens dos canais standard.
FICHA TÉCNICA
Modelo: Decoder Sky HDTV
Conexões: HDMI, vídeo componente, S-Video, vídeo composto, RF, digitais (óptica e coaxial), duas estéreo analógicas
Outras conexões: 2 USB, 2 RJ-45 (ethernet), RJ-11 (telefone) e SATA (HD)
Dimensões (L/A/P): 38/7/30cm
Peso: 1,5kg (aproximado)
Garantia: permanente
Fabricante: www.skyhdtv.com.br

DECODER NET HD MAX*



Com 160GB de HD, o aparelho pode guardar 20 horas de imagem em alta definição (1.080i).
O serviço Net Digital HD transmite, via cabo, imagens com resolução de até 1.080 linhas, proporcionadas por alguns canais que já operam em HD. Para isso, o assinante deve adquirir (em regime de comodato) um decodificador com saída HDMI. Mas a Net resolveu ir mais longe e passou a oferecer um outro serviço, que a empresa chama de Net Digital HD Max. Com ele, tornou-se possível não apenas receber os sinais de alta definição, como também gravá-los num disco rígido interno. E o melhor: com a opção de programar uma cópia e pausar um programa transmitido ao vivo (recursos de PVR, “
DESCRIÇÃO E INSTALAÇÃO
O decoder é o modelo 8472DVB, desenvolvido pela Scientific Atlanta – empresa do grupo americano Cisco – em parceria com a Net, em São Paulo, mas produzido no México. O painel frontal traz poucas teclas (MENU, CANAIS, VOLUME, REC, SAIR e LIGA/DESLIGA) e um cursor, que podem executar a maioria das funções do aparelho. Abaixo do display, encontra-se a entrada para o cartão de acesso do assinante, que poderia ficar mais escondida, pois num descuido o cartão pode ser facilmente removido por qualquer criança.
A parte traseira do decoder traz duas saídas capazes de transportar vídeo de alta definição (HDMI e componente). Na parte de áudio, o destaque é a digital óptica, que permite enviar o som (PCM e Dolby Digital 5.1) a um receiver ou sistema integrado de home theater. Encontramos também conectores USB e RJ-45 (Ethernet e Multi TV), que, segundo o fabricante, ainda não têm utilidade, mas irão habilitar novos recursos no futuro. As atualizações de software do aparelho são feitas constantemente pela Net, através do cabo RF.
O controle remoto do HD Max é do tipo universal, de fácil familiarização e manuseio. Faltaram apenas as teclas retroiluminadas, para uso em ambientes escuros. Entre os acessórios, o fabricante incluiu cabos HDMI, vídeo componente e A/V.
Assim como a maioria das operadoras de TV paga e de telefonia, a Net também conta com mão-de-obra terceirizada para a instalação do decoder na casa do assinante. Não temos nada a reclamar do serviço prestado pelo técnico da empresa contratada, que rapidamente deixou o aparelho em pleno funcionamento e ainda se dispôs a explicar todas as funcionalidades do Digital HD Max.
O menu é bastante amigável. As primeiras configurações que devem ser feitas são as de relação de aspecto (16:9 ou 4:3) e resolução (480i, 480p, 720p e 1.080i). Há outras definições menos importantes. Caso o usuário tenha alguma dúvida, basta acessar o canal de “ajuda” e assistir a uma explicação passo-a-passo.
RECURSOS E AVALIAÇÃO
A função PVR, aliada à recepção de canais de alta definição, é a que mais se destaca no Digital HD Max. Pode-se rever inúmeras vezes um lance daquela emocionante partida de futebol ou uma ultrapassagem numa corrida de Fórmula 1. Interessante também é a possibilidade de pausar qualquer evento transmitido ao vivo, seja para atender a uma visita, o telefone ou somente ir ao banheiro. E, ao voltar, o usuário continua acompanhando o programa do ponto onde parou até “empatar” com a exibição em tempo real.
Tudo isso é possível graças ao disco rígido interno de 160GB, que armazena temporariamente 30 minutos da programação sintonizada pelo usuário. Esse HD tem capacidade de guardar 100 horas de vídeo no padrão Standard (480p) ou 20 horas em alta definição (1.080i). A qualquer momento, é só apertar REC no controle para começar a gravar. E se, por acaso, há dois filmes imperdíveis sendo exibidos em emissoras diferentes, o HD Max pode copiar as imagens de uma emissora mesmo que, naquele momento, você esteja vendo (ou até mesmo gravando) outra atração.
Depois de armazenadas no disco rígido, as gravações são facilmente acessadas (através da tecla MINHA NET), principalmente quando o usuário decide destinar os conteúdos para pastas classificadas por gêneros (FILMES, SERIADOS, DOCUMENTÁRIOS, ESPORTES e INFANTIS). Pode-se também criar pastas com novas classificações e renomear todos os conteúdos gravados. Neste local, são expostas todas as informações referente às gravações, como duração do programa, data, emissora etc.
Em nossos testes, o decoder da Net mostrou que vai além das características convencionais de um PVR. Durante a gravação, dá para personalizar o conteúdo armazenado, incluindo até capítulos, cujo intervalo de tempo pode ser posteriormente definido pelo usuário, como num gravador de DVD. Para não se perder numa gravação longa, a dica é digitar (via controle) o percentual do conteúdo que se deseja alcançar ou acionar o MINI-GUIA de informações (na parte inferior da tela) e conferir o tempo restante da cópia.
Pela função TIMER, o usuário define hora (com início e término), data e freqüência da gravação – uma vez por semana ou diariamente. Se faltar energia, as programações não se perdem. Ao fazer uma cópia no HD, o decoder também consegue guardar outras opções de trilhas de áudio secundárias e legendas, quando disponibilizadas pela emissora. Dentro da seção GUIA NET TV podem ser vistos os canais, inclusive os de alta definição; há ainda a seção INTERATIVIDADE. Seu uso revelou-se um teste de paciência, devido à lentidão do acesso aos conteúdos.
Se a taxa de transferência de dados (bit-rate) dos filmes em Blu-ray pode alcançar 40Mbps, nas transmissões de TV digital aberta e via cabo chega-se a aproximadamente 19Mbps. A Net utiliza dois padrões de compressão de vídeo: MPEG-2, para os canais standard, e MPEG-4 nas transmissões em HD. Já no áudio, enquanto os filmes em Blu-ray trazem os codecs mais avançados da atualidade, o sinal da Net pode oferecer apenas os padrões Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0 ou PCM estéreo.
Acompanhamos uma partida de tênis, entre Sampras e Federer, pelo canal SporTV HD, e ficamos impressionados com a definição geral da imagem e a sensação de profundidade, que ficava mais explícita ao observar o público. Ainda deste canal, vimos a partida entre Palmeiras e Coritiba em alta definição, com som Dolby Digital 5.1!
Conseguimos ainda ver outros programas em 1.080 linhas, como o Circo do Edgar no canal Multishow e a novela Duas Caras da rede Globo, além de telejornais da Bandeirantes e da Rede TV. Destaque para a resolução espetacular e as amplas variações de tons, que contribuíram para deixar as imagens mais belas.
A mesma impressão tivemos com os filmes A Grande Família e Miami Vice (som Dolby Digital 5.1) em HD. A exibição das cenas mais escuras revelou-se consistente, bem diferente daquela imagem artificial e com pouca nitidez proporcionada pela resolução standard. Em todos os momentos, foi possível conferir uma qualidade muito próxima daquela obtida na maioria dos filmes em Blu-ray, com um nível de detalhamento realmente superior ao das transmissões convencionais.
FICHA TÉCNICA
Modelo: Net Digital HD Max (Cisco 8472DVB)
Conexões: HDMI, vídeo componente, S-Video, vídeo composto, RF, digital óptica e duas estéreo analógicas
Outras conexões: 2 RJ-45 (Ethernet e Multi TV)
Dimensões (L/A/P): 36/7/27cm
Peso: 1,5kg (aproximado)
Garantia: permanente
Fabricante: www.net.globo.com

DECODER TVA HDTV*



Com exceção do menu/setup, todas as telas de programação exibidas pelo aparelho aparecem em alta definição.
Embora os plasmas e LCDs estejam chegando às casas de um número maior de brasileiros, muitos consumidores ainda se sentem frustrados ao ver imagens de TV aberta com chuviscos e outras interferências. Para resolver esse problema, uma das melhores soluções é adquirir um receptor de TV digital, se você morar numa das cidades que já recebe sinais desse tipo. Mas o que fazer quando a principal queixa é a pouca variedade de programação? Nesse caso, a dica é assinar os serviços de TV a cabo (ou satélite) de uma operadora.
Pensando em oferecer uma programação variada e com imagens de boa qualidade, a TVA lançou recentemente seu primeiro decoder HDTV, que permite a recepção de conteúdos em alta definição. Inicialmente, o produto está disponível na capital de São Paulo, com transmissão a cabo e via MMDS (ondas de rádio-freqüência) para assinantes da TVA digital. A operadora garante que, em breve, a aparelho chegará a outros Estados. A seguir, você confere a análise do decoder HDTV da TVA, feita pela equipe da HOME THEATER & CASA DIGITAL.

DESCRIÇÃO/INSTALAÇÃO
Coube a um prestador de serviço da operadora a tarefa de levar o cabo coaxial RG6 da TVA, que passa pela rua, até a nossa sala de testes. O serviço durou menos de uma hora. O profissional fez um bom trabalho ao ocultar o condutor, e ainda deixou o ambiente limpo, algo raro no que se refere a instaladores. Ao contrário do que ocorreu com outras empresas, o técnico da TVA não chegou a explicar as formas de uso do produto. Mas nem precisava, tamanha era a facilidade de operar o decoder.
Após verificar a sintonia de todos os canais, começamos a analisar o aparelho. Diferente dos receptores lançados anos atrás, o modelo da TVA, produzido em plástico e metal, é compacto, bonito e mantém uma temperatura estável (fria) quando está em funcionamento. A operação é bastante silenciosa. No painel frontal, aparecem apenas as teclas de canais, volume e stand by. Uma porta lateral guarda o compartimento de cartão de acesso, utilizado por todos os assinantes.
A parte traseira revela saídas HDMI, vídeo componente (ambas compatíveis com resolução de 1.080i), de áudio digitais (óptica e coaxial), entre outras (veja na ficha técnica). A presença de uma interface ethernet, sem uso no momento, chamou nossa atenção. Este conector RJ-45 será útil para que, no futuro, o assinante desfrute dos recursos de interatividade e receba informações em tempo real, como previsão do tempo e notícias do trânsito (disponibilizadas pela TVA). As atualizações de software, segundo a empresa, serão realizadas pelo próprio cabo RF.
Entre os acessórios que acompanham o receptor, estão um pequeno controle remoto (simples, mas intuitivo), cabos A/V, RF e vídeo componente. O cabo HDMI não está no pacote.
A conexão do aparelho ao nosso sistema foi facilitada pela interface HDMI. Mas, após sintonizar alguns canais, como HBO, Cinemax e Maxprime, que normalmente oferecem filmes com áudio Dolby Digital, ficamos surpresos ao saber que o decoder libera os sinais de áudio bitstream DD somente por terminais óptico ou coaxial. Preferimos, então, ligar o receptor diretamente ao nosso projetor Full-HD de referência via HDMI e conectá-lo ao receiver através de um cabo de áudio digital óptico.
Por outro lado, o decoder da TVA é um dos poucos a decodificar quase todos os formatos de áudio que possam vir a ser utilizados pela TV digital. A lista inclui HE-AAC, HAAC, DVB, Musicam, entre outros.
RECURSOS E AJUSTES
O menu/setup do decoder oferece somente as configurações básicas: ajustes de vídeo das saídas HDMI e componente (STANDARD, 720p e 1.080i); ajustes de TV (4:3, 16:9) com as opções PERMITIR DISTORÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE TELA, NÃO DISTORCER (formato original) e PERMITIR DISTORÇÃO (tela inteira). Em INFORMAÇÕES TÉCNICAS, é possível saber o nível e a qualidade do sinal digital (STATUS DA SINTONIA) que chega pelo cabo da TVA. Tem também COMPRAS (indisponível no momento) e FAVORITOS (que permite organizar uma lista de canais, facilitando o acesso às emissoras prediletas). Gostamos da opção AVISOS DE PROGRAMA, que alerta o usuário sobre o início de um programa pré-selecionado: enquanto assistíamos a um documentário, logo surgiu na tela o filme que, um dia antes, havíamos marcado para ver.
Os principais recursos dos conversores de TV digital também estão presentes no decoder da TVA. Exemplo disso é o Guia TV, que mostra o nome das emissoras, os programas a serem exibidos, horários, além das sinopses. A função Guia TV seria perfeita se, como na Sky, apresentasse o conteúdo transmitido pelas emissoras numa pequena tela enquanto o usuário vai mudando de canal pelo controle remoto.
Mesmo assim, o decoder não decepciona. É possível ter acesso à programação de outras emissoras sem trocar de canal. Ou seja, ao pressionar a tecla para mudar de emissora, logo surge uma barra na lateral esquerda da tela com as atrações que estão sendo exibidas e o logotipo das redes.
Com exceção do menu/setup, todas as telas referentes à programação, como o Guia TV e as sinopses aparecem em alta definição, o que faz muita diferença num TV ou projetor Full-HD. E assim como nos decoders tradicionais, dá para alterar o áudio (original ou dublado) e a legenda pelo controle remoto, quando a emissora oferecer tais opções.
AVALIAÇÃO
Assistimos a vários programas com resolução de 1.080i e gostamos da qualidade da imagem. Mantivemos a mesma opinião até na análise dos filmes mais escuros, nos quais o excesso de compressão das transmissões normais costuma evidenciar ruídos de digitalização e a perda de definição.
Programas esportivos, que quase sempre deixam a desejar quando transmitidos de forma analógica pelas emissoras abertas, revelaram bom nível de detalhamento. Em jogos do Campeonato Brasileiro, era possível ver o gramado e os rostos dos jogadores com uma textura bastante natural. E, em vários momentos, enxergávamos detalhes das camisas e as faixas na torcida, algo impossível numa transmissão analógica.
Segundo a TVA, as emissoras costumam codificar e decodificar os sinais de áudio e vídeo em HD a cerca de 15 megabits por segundo. Embora a qualidade do sinal de alta definição varie de acordo com a emissora, cenários de novelas, programas de auditório e telejornais eram apresentados com nitidez e beleza – principalmente, as imagens mais coloridas.
Ao notar que se trata de uma atração com resolução standard, o decoder eleva virtualmente (e automaticamente) a resolução dos sinais de 480i para 1.080i. Esse recurso só dá resultado quando o vídeo é liberado pela saída HDMI, o que resulta numa qualidade satisfatória, mas proporcional à qualidade de transmissão das emissoras.
FICHA TÉCNICA
Modelo: TVA HDTV Prime MDKN-7402
Conexões: HDMI, vídeo componente, S-Video, vídeo composto, RF, de áudio digitais (óptica e coaxial) e estéreo analógicas
Outras conexões: RJ-45 (ethernet)
Dimensões (L/A/P): 30/6/22cm
Peso: 2kg (aproximado)
Garantia: permanente
Fabricante: www.tva.com.br

Decoder Topfield


Este é o primeiro PVR lançado no Brasil, capaz de sintonizar e gravar programas da TV digital aberta.
Com a chegada da TV digital nas principais capitais brasileiras, uma opção interessante é adquirir um PVR (gravador de vídeo pessoal) com receptor de TV digital embutido. Até agora, o único modelo vendido no mercado era o NET HD MAX, que exige um plano de assinatura mensal e a devolução do aparelho após o término da adesão (regime de comodato). Foi pensando nisso que a Unicoba, fabricante e representante de várias marcas no País, decidiu lançar o PVR da marca sul-coreana Topfield (modelo TF7700ISDBPVRt). Confira a seguir o teste desse que é o primeiro gravador de vídeo compatível com a TV digital à venda no Brasil.
DESCRIÇÃO
O gravador de vídeo digital Topfield apresenta um grande visor frontal, que mostra o canal sintonizado e o status durante a navegação no menu. Poucas teclas possibilitam o acesso às funções comuns do aparelho, mas o destaque é o botão circular cromado para mudança de canais e volume. No lado direito, uma porta que oculta a única entrada USB, capaz de reproduzir arquivos MP3 e filmes em DivX a partir de pen-drive.
No painel traseiro, o aparelho oferece saídas HDMI e componente, que transmitem a um TV ou projetor imagens em alta definição (HDTV) de 1.080i linhas. Encontramos ali também conexões digital óptica, LAN (ethernet), que dá acesso a diversos recursos via web, e dois pares de entrada e saída RF. Isso permite sintonizar e gravar duas emissoras ao mesmo tempo.
Produzido em alumínio escovado, o controle remoto inclui uma tecla circular de canais e volume, além de botões coloridos de atalho.
INSTALAÇÃO/AJUSTES
A instalação da antena UHF externa ao PVR foi complementada com mais um cabo RF, para ligar uma saída e uma entrada coaxial, ambas localizadas na parte traseira do aparelho. Em seguida, utilizamos um cabo HDMI para ligar o PVR a projetor e TV Full-HD de referência, e um cabo de rede (CAT5) entre o gravador e o ponto de acesso à internet.
Ao apertar a tecla POWER/STANDBY, é preciso ter um pouco de paciência: após 20 segundos, os canais abertos da TV digital são encontrados e a sintonia é fácil como em um set-top-box. Outra facilidade foi a navegação nas telas do menu; o exemplar que recebemos para teste tem textos em inglês, mas o produto a ser vendido nas lojas, de acordo com o fabricante, será em português.
Entre os ajustes disponíveis, o aparelho oferece resolução de saída (1.080i); formato de tela (16:9), com opção PAN SCAN 4:3, para expandir a imagem de relação de aspecto convencional em uma tela widescreen; tempo do INFO BOX DISPLAY (aquela barra de informações que surge na tela após a mudança de emissora); e PARENTAL CONTROL, para restringir o acesso a conteúdos a partir de uma senha. A definição de canais favoritos pode levar em conta a preferência do usuário ou gênero: NEWS, SPORTS, MOVIE, MUSIC ou outro a ser nomeado por um teclado virtual que surge na tela. O menu também inclui calendário.
RECURSOS/AVALIAÇÃO
Para gravar programas da TV digital, foi preciso acionar apenas a tecla REC para que o PVR guardasse todo o conteúdo em alta definição, com a mesma qualidade da imagem original, dentro do seu disco rígido de 250Gb. Conseguimos gravar programas de duas emissoras ao mesmo tempo e ainda assistir a um terceiro: gravamos a novela da Globo (canal 5.0) e o noticiário da Rede TV (canal 9.1), enquanto assistíamos o “sub-canal” da Rede TV (9.2), onde era exibido um programa de televendas. Este conteúdo, disponibilizado como sub-canal por algumas emissoras, é sempre transmitido em resolução standard e pode ou não conter a mesma programação do canal principal.
No PVR da Topfield, conveniências como pausa de um programa ao vivo são chamadas de TIME SHIFTING. Este recurso permite também armazenar 30 minutos da programação, que são apagados do HD quando se troca de emissora. A função TIMER oferece grande flexibilidade, para determinar a freqüência da gravação (uma vez, diariamente, todo dia da semana, fim de semana), data, horário e duração do conteúdo a ser copiado. Todos estes recursos contam com teclas específicas no controle remoto, que facilitam a escolha.
Os programas gravados no HD são apresentados na tela FILE LIST, com nome, data, duração e sinopse – desde que essas informações sejam enviadas pela emissora no momento da gravação. Além disso, pode-se remover, criar e nomear pastas, para organizar as cópias mantidas no HD.
Ao inserirmos um pen-drive com arquivos MP3 e DivX na entrada USB do PVR, conseguimos transferir esses arquivos para o HD e reproduzi-los facilmente, a partir do menu, com sutis congelamentos de imagem no início dos filmes. Além disso, foi possível fazer o contrário: copiar para o pen-drive as gravações feitas dos programas em alta definição. Vale lembrar que o conteúdo guardado no HD e depois copiado para o pen-drive é transformado em arquivo com uma extensão criada pela Topfield, para não ser reproduzido em players e computadores, e sim no próprio PVR da marca. Uma medida criada pelo fabricante para evitar distribuição ilegal de cópias. Contudo, não foi fácil encontrar esses recursos, pois pareciam estar ocultos no menu, o que pode ser aprimorado pelo fabricante.
Mas ainda faltava avaliar uma das principais conveniências do gravador digital, que é o acesso à distância pela internet. Depois de conectar o PVR ao ponto de internet e buscar auxílio do suporte técnico do distribuidor, para configurar corretamente o produto, conseguimos visualizar pela web os conteúdos armazenados no HD do aparelho. Através de um endereço de IP aberto no browser, foi possível gerenciar os arquivos, nomear, excluir, baixar e até programar gravações de maneira fácil e rápida. Este é, sem dúvida, um recurso muito interessante. Detalhe: para esse acesso remoto, é preciso manter o PVR permanentemente ligado.
FICHA TÉCNICA
Modelo: Topfield TF7700ISDBPVRt
Disco rígido: 250Gb
Compatibilidade: TV digital (MPEG4/H264), MP3 e DivX
Conexões: HDMI, vídeo componente, S-Video, vídeo composto, RF (2 entradas e 2 saídas), áudio digital óptica e estéreo analógica, USB, RJ-45 (Ethernet) e RS-232
Dimensões (L/A/P): 38/6/26cm
Peso: 3,2kg
Garantia: 1 ano
Preço estimado: R$ 1.700
Distribuidor: Unicoba
Site: www.unicoba.com.br

0 comentários:

Postar um comentário