Usuários de diversos receptores Azamérica que se conectam à internet e que usam um tipo de desbloqueio de canais de diversas operadoras de tv por assinatura no Brasil conhecido como IKS, o compartilhamento de chaves pela internet, estão sendo vítimas de golpes pela internet.
O IKS é um sistema em que a própria marca disponibiliza o desbloqueio de canais via internet para os clientes da marca.

Estes usuários que ainda não utilizam o sistema IKS da Azamérica mas que desejam usar o sistema, denominado pela Azamérica como Azcamd, para utilizar o sistema precisam comprar um cartão com um código que os permite conectar ao sistema do Azcamd pagando R$ 48,00 pela ativação.

O problema é que a Azamérica espalhou estes cartões entre diversos vendedores e pontos de venda no Paraguai, o que facilitou que falsos vendedores planejassem um golpe simples contra os usuários da marca, a venda de códigos de ativação para o Azcamd falsos.

Quando o comprador tenta se conectar ao IKS da Azamérica o receptor dá a seguinte mensagem de erro: CONECT FAILED.

Os vendedores que aplicam o golpe nem se dão ao trabalho de se tornar indisponíveis após aplicar o golpe, colocam a culpa no sistema da Azamérica e não reembolsam os usuários enganados pelo golpe.