COMUNIDADE DO WHATSAPP

GRUPO DO TELEGRAN

FANPAGE

H 8

UNITV

H 7

BRATV

UNITV S1

H STICK

H CAST

IPTV 1

IPTV 2

IPTV 3

IPTV 4

RECEBA ATUALIZAÇÕES POR EMAIL

RECEBA ATUALIZAÇÕES POR EMAIL:

EQUIPE / AZDIGITALTV.COM

Globosat realiza a primeira transmissão no mundo de evento ao vivo em 4K

18:35:00 |

Globosat realiza a primeira transmissão no mundo de evento ao vivo em 4K



Globosat está realizando durante o Rock in Rio, segundo a empresa, a primeira transmissão no mundo de um evento ao vivo com a tecnologia de áudio Dolby Atmos e vídeo em 4K. "Há apenas um outro teste similar em andamento, com outro festival, mas é em streaming", garante Carlos Watanabe, diretor regional da Dolby para a América Latina. A Dolby Atmos é uma tecnologia de áudio imersivo que requer o posicionamento de caixas de som ao redor e acima do espectador. Disponível até então apenas em cinemas, ela agora pode chegar à sala de estar dos assinantes de TV por assinatura.

Até o fim do Rock in Rio, mais de 20 shows terão sido transmitidos pelo Multishow com Dolby Atmos e imagem em 4K. As apresentações de Queen, Metallica, System of a Down e Paralamas do Sucesso, por exemplo, foram mixadas com essa tecnologia. Nem todas as bandas, contudo, aceitaram abrir seu áudio para a experiência, preferindo entregar à Globosat apenas o som em estéreo.

A Globosat conta com uma equipe de mixagem na Cidade do Rock, que é responsável por um primeiro tratamento do som ao vivo. Os 128 canais de áudio são enviados por fibra até um estúdio remoto, onde outra mixagem independente é feita, agora para Dolby Atmos. "Portanto, é um teste também de produção remota", explica Gabriel Thomazini, coordenador de áudio da Globosat. Desta forma, no futuro, talvez nem seja necessário ter equipes de mixagem no local dos eventos, podendo fazer tudo do estúdio. "No local, o som grave do PA acaba atrapalhando o trabalho", comenta.

Na mesa de som, os técnicos conseguem controlar a posição exata de cada canal de áudio em três dimensões, usando um joystick e uma interface visual, onde uma esfera representa o som dentro de um cubo, que, por sua vez, representa a sala de estar. No caso da transmissão do Rock In Rio, o som da banda costuma ser posto na frente do espectador, enquanto o som captado da plateia chega pelas laterais e pelo alto. Em músicas em que o público canta junto ou marca o ritmo com palmas, a sensação é de se estar dentro do show.

O teste em andamento é de uma transmissão fim a fim. O áudio mixado em Dolby Atmos no estúdio da Globosat é comprimido, codificado e efetivamente transmitido via satélite para as operadoras de TV por assinatura que carregam o canal Multishow. No momento, contudo, a única que está transmitindo esse conteúdo em 4K é a Net. A empresa ainda não tem um serviço comercial de 4K disponível no mercado, mas sim alguns set-top boxes distribuídos em caráter de teste para clientes selecionados. Estes equipamentos, contudo, não estão preparados para reproduzir o som em Dolby Atmos, apenas em 5.1. Mas na sede da Globosat foi instalado um set-top box habilitado para a tecnologia. Lá, foi montada uma sala para reproduzir a transmissão em Dolby Atmos. No lugar das caixas de som no teto, foram instaladas quatro caixas de som n o chão apontando para o teto, que reflete o som, formando um set-up de 5.1.4.



Gostou da postagem ? Foi ajudado ? Então ajude nosso blog a continuar crescendo e siga  nas redes sociais abaixo . Obrigado.

PESSOAL AJUDE A MANTER NOSSO SITE SEMPRE ATIVO , DOE QUALQUER VALOR , OBRIGADO !! QUE DEUS ABENÇÕE E RETRIBUA SEMPRE EM DOBRO .

DOAR COM PAY PAL

0 comentários:

Postar um comentário