COMUNIDADE DO WHATSAPP

GRUPO DO TELEGRAN

FANPAGE

H 8

UNITV

H 7

BRATV

UNITV S1

H STICK

H CAST

IPTV 1

IPTV 2

IPTV 3

IPTV 4

RECEBA ATUALIZAÇÕES POR EMAIL

RECEBA ATUALIZAÇÕES POR EMAIL:

EQUIPE / AZDIGITALTV.COM

O que é o equinócio de Outono e a previsão do tempo nesta estação - 20/03/2018

10:57:00 |


O que é o equinócio de Outono e a previsão do tempo nesta estação - 20/03/2018

Hoje é 20 de Março de 2018, a data em que o verão acaba e se inicia o Outono. Mas além da mudança de estação, temos outro evento da natureza acontecendo: É o Equinócio de Outono.
A palavra Equinócio vem do latim e é a combinação de duas outras palavras: aequus (igual) e nox (noite), ou seja, quando a noite é igual ao dia.
Abaixo, você poderá entender melhor o que acontece no nosso planeta e o que significa o Equinócio de Outono, e ainda conferir uma análise meteorológica com a previsão do tempo para este Outono em todas as regiões do Brasil.

Quando começa o Outono no Brasil 2018?

O outono de 2018 se inicia em 20 de março, às 13h15, e termina no dia 21 de junho, às 7h07 (horário de Brasília).

O que é o Equinócio de Outono 2018

O Equinócio de Outono é marcado pela duração igual do dia e da noite. Quando o fenômeno ocorre, o sol atinge as regiões próximas à linha do equador com maior intensidade, como por exemplo, o norte e nordeste do Brasil.
Linha do Equador no Brasil
Como você pode ver na imagem, 4 estados brasileiros são cortados pela linha do Equador: Norte do Amazonas, Sul de Roraima, Norte do Pará e Sul do Amapá.
No dia do Equinócio de Outono, esses 4 estados brasileiros estarão recebendo em cheio a luminosidade do sol, e o dia e a noite, principalmente nesses lugares, terão igualdade de horas (entenda melhor abaixo).

Dia e noite iguais no Equinócio de Outono

Devido a esta maior intensidade do sol, são exatamente 12 horas para cada lado, e isso acontece em ambos os hemisférios do planeta. Na verdade, o hemisfério norte está hoje entrando na Primavera, enquanto o Sul entra no Outono.
As estações são sempre inversas nos hemisférios da Terra, e isso acontece pela rotação do eixo da Terra, que hora deixa o sul mais exposto ao sol, hora deixa o norte mais exposto (é o que começa a acontecer agora).

Na imagem abaixo, você poderá entender melhor o que acontece com o eixo da Terra:

Como o giro do eixo da Terra muda as estações do ano.Como gira do eixo da Terra.

Agora, veja como essa rotação de eixo ocasiona os Equinócios e Solstícios:

Equinócios e Solstícios da Terra.
Equinócios e Solstícios da Terra.

Momento exato do Equinócio de Outono no Brasil

Neste ano, o Equinócio que marca a entrada do Outono acontecerá exatamente às 13h15m (horário de Brasília). Neste momento, a região da linha do Equador estará completamente voltada ao sol.
Esse horário também marcará a metade do dia, que tem a mesma quantidade de horas do que a noite.

Solstício

Quando entramos nas estações de inverno e verão, um outro evento astronômico acontece no nosso planeta: São os solstícios. Quando isso ocorre, a Terra fica com seu eixo “inclinado”.
Assim como os equinócios, os solstícios acontecem de forma inversa nos hemisférios da Terra. Os solstícios sempre acontecem entre os dias 21 e 23 de Junho (Inverno no hemisfério Sul) e de 21 a 23 de Dezembro (verão no hemisfério sul).
Nesse momento, diferente do Equinócio, a Terra tem um de seus hemisférios atingidos centralmente pelo Sol. O próximo solstício acontecerá no Hemisfério sul às 07:07 do dia 21 de junho (quinta-feira). Nesse momento, o Outono será encerrado e entraremos no inverno no Brasil.

Mudanças de estações no Brasil em 2018

Confira abaixo o quadro com as estações do ano no Brasil em 2018:
Mudanças de estações no Brasil em 2018
Mudanças de estações no Brasil em 2018.

O outono é frio?

Essa é uma pergunta relativa. Depende, na verdade, da sua localização. Por exemplo, se você está no sul do Brasil ou no sudeste, poderá sim sentir frio, especialmente pela manhã e pela noite.
Agora, se você está no norte ou no nordeste, não notará muita diferença nas temperaturas, independente do momento do dia.
No centro-oeste, em algumas regiões pode fazer frio pela manhã e a noite, mas as diferenças são bem menores do que no sul, por exemplo.
Confira abaixo a previsão do tempo no Outono para as regiões do Brasil.

Previsão do tempo para o Outono 2018 no Brasil

Norte e Nordeste: Neste ano, teremos uma redução das chuvas em boa parte do Brasil. Embora o Norte e Nordeste sejam normalmente abastados pelas chuvas no Outono, neste ano será diferente. A previsão para o Outono é de que as chuvas sejam menos volumosas.
As temperaturas no Norte e Nordeste neste Outono deverão ser uniformes, sem grandes variações. O esperado são mínimas de 22ºC, e máximas entre 30ºC e 32ºC.
Sul e Sudeste: Como de costume, o Outono é marcado por mudanças rápidas nas condições de tempo. Isso inclui nevoeiros e geadas nas regiões serranas.
As temperaturas podem oscilar entre mínimas de 12ºC à 18ºC, e máximas entre 18ºC e 28ºC. Nas regiões de serra, essas temperaturas podem cair abaixo dos 10ºC.
As chuvas nas regiões Sul e Sudeste devem ter volumes entre 150 mm e 400 mm. Esses volumes são considerados baixos pelos meteorologistas. A queda nas chuvas se deve ao fenômeno La Niña, que causa estiagem no Sul, como falaremos à seguir.
Centro Oeste: Essa região deve ter temperaturas amenas, mas não tanto quanto a região Sul, e chuvas amenas também.

La Niña 2018

Estamos vivendo um fenômeno meteorológico chamado La Niña de intensidade fraca. O La Niña é caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico, e isso altera a distribuição de calor e umidade em várias partes do planeta.
No Brasil, o La Niña provoca falta de chuvas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e especialmente no Sul do Brasil.

Feliz Outono 2018!

FONTE : OPTCLEAN

CURTA E COMPATILHEM EM NOSSAS REDES SOCIAIS !!!


GOOGLE + 


FANPAGE 


TWITTER


CLIQUE AQUI

GRUPO DO FACEBOOK

CLIQUE AQUI

GRUPOR TOCOMSAT BRASIL

CLIQUE AQUI

COMUNIDADE DO GOOGLE +

CLIQUE AQUI

CADASTRE E RECEBA ATUALIZAÇÕES EM SEU EMAIL !!!:




CADASTRE E VERIFIQUE NA LIXEIRA DE SEU EMAIL !!


0 comentários:

Postar um comentário