A Echostar, controladora da operadora de DTH Dish e da Hughes Satellite Systems, concluirá o processo de remanejamento de um satélite
para a sua posição orbital no Brasil entre os dias 12 e 15 de junho
próximos. O satélite que ocupará a posição 45°W, conquistada pela Hughes
junto à Anatel em 2011, é o EchoStar XV, que vinha sendo utilizado pela
operação de DTH da Dish nos EUA e que agora atenderá o Brasil. O
footprint projetado cobre
todo o território brasileiro, com um pouco menos de potência na região
Sul.
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Trata-se de um satélite novo (foi lançado em 2010), com grande
capacidade de operação em banda Ku (32 transpônderes), mas sem banda Ka
(banda larga). Provavelmente não será o satélite definitivo, mas como já
informou
este noticiário, seu remanejamento para a posição brasileira visa
acelerar a entrada da Dish no Brasil e sinalizar para eventuais
parceiros e programadores o compromisso da empresa com o País. Reforça
esse esforço da Dish o fato de, para fazer o remanejamento de posições, a
empresa ter tido que solicitar uma autorização especial da FCC (órgão
regulador norte-americano), já que o satélite já estava alocado para
operar nos EUA.
A manobra de remanejamento de um satélite é relativamente corriqueira,
mas tem um grande custo, pois consome combustível do artefato e,
portanto, diminui a sua vida útil. Isso significa que a decisão de
passar o satélite para a nova posição praticamente elimina qualquer
dúvida sobre a disposição da Dish de entrar no mercado brasileiro. O que
ainda não se sabe é como será executada essa estratégia.
Sabe-se que a operadora segue negociando com um parceiro local e que
voltou a ter contatos com programadores. A Echostar também espera a
aprovação de sua outorga de Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) para
explorar o mercado de TV por assinatura no País, o que pode ser
desnecessário caso o parceiro já tenha a sua própria licença.
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Parceiro misterioso
No ano passado, a Dish e a Telefônica/Vivo quase fecharam um acordo de
operação conjunta no Brasil. O negócio acabou não saindo, contudo, mas
há quem especule que possa ter havido uma reaproximação. Um dos fatores
que tem chamado a atenção do mercado é que a Vivo TV voltou a se
posicionar junto a distribuidores de DTH, especialmente nas últimas duas
semanas, buscando parcerias e sinalizando a disposição de triplicar até
o final do ano a sua base atual (hoje na casa dos 500 mil assinantes).
Por enquanto, contudo, não há nenhuma confirmação de que a movimentação
da Vivo TV possa estar relacionada diretamente à estratégia da Dish.
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