AZDIGITAL: TURNER, LNB, CABO - TESTE DE VERIFICAÇÃO

COMUNIDADE DO WHATSAPP

GRUPO DO TELEGRAN

FANPAGE

H 8

UNITV

H 7

BRATV

UNITV S1

H STICK

H CAST

IPTV 1

IPTV 2

IPTV 3

IPTV 4

RECEBA ATUALIZAÇÕES POR EMAIL

RECEBA ATUALIZAÇÕES POR EMAIL:

EQUIPE / AZDIGITALTV.COM

TURNER, LNB, CABO - TESTE DE VERIFICAÇÃO

21:00:00 | ,

http://www.az-digital.net/


http://www.az-digital.net/



Teste para tunner, cabo e LNB


Muitos usuários estão com duvidas se o deifeito está no LNB, no cabo ou no tunner de seu deco. Para tentar resolver esta situação, posto aqui alguns testes para solucionar estas dúvidas

Parto do principo que seu deco estava liso em SKS, ou seja, antena devidamente apontadada e ajuste fino efetuado, e entre o LNB (Universal) e o deco não há chaves que possam estar defeituosas.

Primeiro temos que saber como funciona o LNB: o LNB que usamos são linearmente polaridados, possuem duas agulhas deslocadas em 90 graus uma da outra, e o deco é quem diz-lhe, através de uma tensão continua (cc) qual polaridade usar em uma TP. O deco envia ao LNB 18volts para polarização horizontal, e 13volts para a vertical.

Não me responsabilizo por danos que possam resultar de mau uso destes métodos de medição.


Há duas maneiras de verificar se o seu deco está enviando a tensão correta para a polarização do LNB, bem como verificar se o cabo está rompido ou em curto, e se o LNB está bom.

A primeira é utilizando um Satfinder, e a outra com um Multímetro.


Medição Satfinder

Esta medição é a mais simples, porém tem dois problemas, nem todos tem o Satfinder, e, segundo, não temos certeza se a tensão fornecida pelo deco está dentro dos parametros.

Para TP vertical entre 12,6 e 13,4 Volts (13 Volts ) e para TP horizontal entre 17,4 e 19 Volts (18 Volts).

Vamos ao teste, com o deco desconectado da rede coloque o SATFINDER entre o tunner e o LNB. Ligue o equipamento e selecione uma TP vertical, observe que o SATFINDER acenderá a luz de 13V, indicando que o tunner enviou a tensão.

Agora selecione uma TP horizontal, observe que o SATFINDER acenderá a luz de 18V, indicando que o tunner enviou a tensão.

Acendendo os dois indicadores, significa que seu tunner está ok.

Agora vamos testar o cabo.

Com o deco desligado da rede, plugue o cabo de volta no tunner, vá até a antena e desconecte o cabo do LNB, onde esta ponta será conectada na entrada de sinal do SATFINDER. A saida de sinal do SATFINDER (a outra ponta) será ligada no LNB. Despois de tudo conectado, peça para alguém ligar o deco e selecionar uma TP vertical. O SATFINDER ascenderá a luz de 13v. Peça agora para selecionar a uma TP horizontal. O SATFINDER acenderá a luz de 18v. Se as luzes acenderam, significa que seu cabo está bom, pense então em substituir o LNB.

Medição com o multímetro

Esse método é mais arriscado, pois vc terá que tomar cuidado para não colocar em curto a malha do cabo com o fio central. Se não tomar este cuidado, o seu tunner pode queimar, porém, é o mais preciso, porque podemos conferir exatamente se a tensão enviada ao LNB está dentro dos parâmetros. (Método que mais utilizo).



Vamos ao teste: pegue seu multimetro é coloque-o na escala de 20 ou 50 VCC.

Pegue um agulha fina, ou mesmo um fio central extraido de um cabo, e com cuidado insira-o no orifício central de seu tunner.

Com a ponta de prova vermelha (+ positivo) encoste na agulha ou no fio central, ao mesmo tempo em que vc encostará a outra ponta de prova preta (- negativo) na parte de fora (com rosca) da saída de seu tunner. NÃO ENCOSTE UMA PONTA NA OUTRA EM HIPÓTESE ALGUMA, POIS VC VAI COLOCAR EM CURTO A SAIDA DO DECO.

Agora observe os valores no multimetro para obtermos um funcionamento adquado do deco:

Para TP verticais valores entre 12,6 e 13,4 Volts (13 Volts ideal)

Para TP horizontal valores entre 17,4 e 19 Volts (18 Volts ideal)

Se vc achou estes valores,seu tunner está ok.

Agora vamos testar o cabo.

Com o deco desligado da rede, plugue o cabo de volta no tunner, vá até a antena e desconecte o cabo do LNB e faça o teste como descrito acima, ou seja, ponta de prova vermelha (+) no condutor central e ponta de prova preta (-) na parte externa do conector RG6. Se as tensões estiverem nos valores especificados acima, significa que seu cabo está bom, então pense em substituir o LNB.


Gostou da postagem ? Foi ajudado ? Então ajude nosso blog a continuar crescendo e siga  nas redes sociais abaixo . Obrigado.

0 comentários:

Postar um comentário